terça-feira, 26 de março de 2013

A história da maquiagem!

Oi! Aconteceu um imprevisto ontem e não pude postar, mas hoje tô aqui pra compensar vocês, como o título do post diz, hoje conheceremos um pouco da história de uma das nossas melhores amigas: A maquiagem!

Ela começou a ser utilizada pelos Egipcios ( você pode começar a lembrar de filmes com a Cleopatra e tal), eles acreditavam que os olhos eram a alma da pessoa, e começaram a realçar o olhar com delineador mega-preto! Mas, antigamente não existia a industria toda modernizada, então eles fabricavam maquiagem artesanal, o dellineador por exemplo, era feito de carvão, óleo vegetal e gordura animal, e no tempo eles chamavam de Kohl !
De acordo com as pesquisas, o Kohl é a mais antiga das maquiagens, além dele, as mulheres daquele tempo ainda realçavam o olhar, pintando as palpebras com sombra verde, elas fabricavam ele com um mineral chamado Malaquita, passavam também o Carmim na boca, que é extraído de insetos, e passavam também um pó avermelhado no rosto, provavelmente extraído da terra, formando um tipo de blush ou pó. Era mais ou menos assim que ficava:



Mais na frente, na Roma, as mulheres começaram a usar trigo, miolo de pão e leite durante a noite para hidratar a pele.Dizia-se que Popeia (segunda esposa do imperador romano Nero) tinha a pele muito branca graças ao resultado de muitos banhos em leite de jumenta. Ela lançou moda e todas as romanas mais nobres eram dadas às máscaras noturnas, em que ingredientes como farinha de favas e miolo de pão se combinavam ao leite de jumenta diluído para formar papas de beleza. Esta aparência translúcida foi imitada em misturas de giz, pasta de vinagre e claras de ovos durante muitas décadas. Durante a Idade Média, o visual pálido demonstrava riqueza, as mulheres causaram hemorragia nelas mesmas em nome da beleza.(fonte:Portal da educação)



Uma coisa muito grava conteceu durante o renascimento Italiano: ''A dor do Chumbo''. O chumbo (produto que causou dores e anemia, usado para matar ratos) começou a ser comercializado para clarear a pele. Através de um outro produto que prometia clarear o rosto, as mulheres mataram seus maridos sem nem perceber usando ''Aqua Toffana''( era um pó facial popular a base de Arsénio), o criador desse produto recomendou que elas usassem o produto somente na presença dos seus maridos, só proibiram o uso desse produto depois que 600 maridos morreram, imagina que louco? Olha só esse artigo dos dez cosméticos mais perigosos que encontrei na internet. Aí  está o vidro do produto.



A Inglaterra via os cosméticos como uma ameaça a saúde (também né gente? Todo mundo morrendo e ficando doente), mas, mesmo assim as mulheres se cuidavam, elas passavam clara de ovo no rosto para dar um efeito ''envidraçado''. Apesar de a Inglaterra não concordar com o uso da maquiagem, as mulheres usavam, a Rainha Elizabeth por exemplo, perdeu os dentes e o cabelo devido a o uso exagerado das makes. #Tadinha ( imagem dela quando tinha cabelo, rs)



No século XVII, a maquiagem pesada era febre, batons vermelhos, ruge e coisas do tipo eram usados para dar impressão de espírito saudável e diversão, nessa época os cabelos e sombrancelhas eram tingidos. maioria das receitas de maquiagem dos habitantes do país eram feitas de ervas, flores, gordura, conhaque, legumes, água de nascente e, naturalmente, morangos amassados. Durante esta época, pele branca revelava uma vida de lazer enquanto a pele exposta ao sol indicava uma vida de trabalho ao ar livre. Para manter uma aparência pálida, mulheres usaram capôs, sombrinhas, e cobriram todas partes visíveis dos seus corpos com alvejantes e removedores de mancha. Infelizmente, mais do que alguns desses recursos foram letais.



 Durante os 1800, as mulheres usavam ‘ belladonna’(o extrato dessa planta dilata as pupilas) para fazerem seus olhos parecerem mais luminosos, mesmo estando conscientes que era venenosa. Muitos cosméticos foram feitos por farmacêuticos locais, conhecidos como boticários na Inglaterra e ingredientes comuns incluíam mercúrio e ácido nítrico. A tintura de cabelo era feita de piche de carvão.Os homens também usavam maquiagem, não todos, porque alguns achavam muito ''afeminados''.




Depois disso, a maquiagem sofreu vários processos, teve uma época em que ela era considerada pecado, e as mulheres usavam somente o que tinha em casa, usavam beterraba nas bochechas, ou davam beliscões para dar aparência saudável,  aconteceu de somente atrizes e prostitutas usarem maquiagem, era muito difícil na época, comprar produtos confiáveis e não prejudiciais. As mulheres eram aconselhadas a pagar o mais caro possível por produtos, pensando que quanto mais caro melhor, e se sofressem algo não tinham nem como recorrer. Tinha um tipo de blush que vinha numa bolinha de tecido, onde só era necessário molhar e passar no rosto (me parece bem prático)


O famoso pó de arroz (que nem de arroz era feito) foi feito no século XX, junto com sombras coloridas a base de talco, branqueadores e realçadores de veias foram inventados, só que não eram tão prejudicias a saúde (realçadores de veias eram tintas verdes ou azuis, era um truque que as mulheres usavam para parecer mais pálidas e delicadas).Muitas pastas para as unhas já existiam, mas ainda sem cor. Também ja existia vários tipos de depiladores e cremes para pele, e ‘rouges’ cremosos mas o que estava mais na moda era o talco. Preparados com arsenico era a resposta para espinhas, sardas, rugas, cravos, pele avermelhada e palidez.
Após o cinema surgir, todas as mulheres queriam aquele tipo de maquiagem, daí por diante (cerca de 1910 pra cá ) a indústia de cosméticos se transformou, modernizou seus produtos e ficou acessível a mulheres de todas as classes sociais, fazendo nossa cabeça até hoje. Esmaltes, hidratantes, perfumes, desodorantes , tudo isso surgiu seja por necessidade, seja por vaidade! E aí, gostou da postagem? Muito bom conhecer a história de uma coisa que gosto e compartilhar com vocês, amei!!!!


 olha só onde chegamos na maquiagem!




Devo muitos créditos ao blog A Arte Na Maquiagem!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...